A Universidade Popular do Nordeste promove na quinta-feira, dia 07 de outubro, a 10ª grande aula aberta que discutirá e viabilizará ações pelo fim da intolerância. A iniciativa, que ocorre na favela Bola de Ouro, localizada no Curado III, pretende congregar no mesmo espaço agentes sociais de vários estados do Nordeste.
A décima aula fecha o ciclo denominado “Pelo fim da intolerância” iniciado há cinco anos e que articulou várias lideranças no Brasil. O encontro, segundo o idealizador e reitor da UniPop Rev. Jardson Gregório, visa, sobretudo, catalisar experiências assertivas e saberes múltiplos mobilizados por jovens em situação de risco com o intuito de estreitar o diálogo entre os diversos setores da sociedade, promovendo a Cultura da Paz e construindo novos modelos de enfrentamento de problemas sociais.
O evento aberto ao público contará com uma intensa programação: oficinas, debates, apresentações artísticas e homenagens. A ação que é apartidária e ecumênica reunirá entre outros, representantes de movimentos sociais, líderes religiosos, organizações não- governamentais, todos reunidos e voltados para o mesmo objetivo, o da luta por um processo de educação transformadora e integração dos sujeitos.
O que é a Unipop?
A Universidade Popular do Nordeste é um programa que integra a Associação Circo da Criança. O projeto de educação comunitária existe há 10 anos (checar data) na favela Bola de Ouro, localizada no Curado III. A UniPop tem como principal objetivo alfabetizar humanisticamente crianças e adultos extrapolando a noção de letramento e construindo um método próprio que promove a sensibilização para questões voltadas para uma cosmovisão ecológica, filosófica e social.
A Associação Projeto Circo da Criança, já recebeu prêmios nacionais, como o concedido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos e conta com a parceria de instituições holandesas, como a Wilde Ganzen, Net4kids, Kidrights e Internacional Child Support.
Quem é o reverendo?
Idealizador e reitor da UniPop, Jardson Gregório trabalha há 20 anos na comunidade Bola de Ouro. Pastor da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, ele defende o ecumenismo com vistas ao processo de integração dos marginalizados sociais. É autor dos livros: Avançando para dentro de Deus (2004), Jesus e a cachorra, O Buraco é mais em baixo e Pensamento de vida, sendo que os últimos três estão no prelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário